Apoio ao MigranteApresentação CLAIIGabinetes de Apoio à Integração de Migrantes

O CLAII surge, fruto da sensibilidade sentida quanto às questões da imigração, tendo-se formalizado um Protocolo de Cooperação com o ACIME – Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas, atual ACM, I.P. - Alto Comissariado para as Migrações e encontra-se em funcionamento desde 13 de Junho 2005.

 

É um espaço de atendimento integrado que visa ajudar a responder às questões que se colocam aos migrantes, qualquer que seja a nacionalidade, religião ou etnia.

 

Tem como Missão ir além da informação e apoiar o processo multivetorial do acolhimento e integração dos migrantes a nível local.

 

No sentido de melhor integrar os migrantes em Portugal, foi estabelecida, em 2007, uma parceria com a entidade Walker Consultores, Lda., que, através do Projeto FIC - Formar, Integrar, Competir, desenvolvido em parceria com a Universidade do Porto/Faculdade de Letras, visou o reforço da competitividade das empresas portuguesas, através da integração de trabalhadores provenientes da Europa de Leste.

 

Em 2009 o CLAII iniciou a dinamização de projetos cofinanciados pelo FEINPT (Fundo Europeu Para a Integração de Nacionais de Países Terceiros) com o objetivo de fomentar uma integração, cada vez mais plena, dos migrantes na sociedade portuguesa, através da dinamização de atividades de promoção de interculturalidade a nível municipal. Desenvolve atividades de sensibilização da opinião pública dirigidas à população autóctone e junto da comunidade educativa, público-alvo de excelência, promove atividades lúdico-pedagógicas de valorização da diversidade e amenização de comportamentos racistas e xenófobos. A Comunidade migrante é também público-alvo destes projetos com atividades informativas ao nível da Lei da Imigração, Lei da Nacionalidade e Legislação Laboral, bem como ações de sensibilização sobre trabalho não declarado.

 

Em 2014 estabelece uma parceria com a Biblioteca Municipal da Maia e o Centro de Línguas BabeliUM da Universidade do Minho para a promoção de cursos de Português - Língua Estrangeira, com enfoque nas aprendizagens de interação nas situações de comunicação oral e escrita do quotidiano e do trabalho.

 

Em 2015, cofinanciados pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) damos continuidade à nossa Missão, colaborando na construção de uma sociedade mais inclusiva que valorize a diversidade e respeite os Direitos Humanos. Para tal, implementamos um conjunto de atividades, de continuidade, cujo objetivo principal é promover a Integração de Nacionais de Países Terceiros (NPT). Destacamos, os Gabinetes do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) e o Psicossocial Migrante, bem como, a Celebração da Semana Europeia Contra o Racismo Pela Valorização da Diversidade, e a Celebração da Semana da Interculturalidade no município.

“Mais do que nunca, precisamos fazer tudo isso juntos, como uma só nação, como um só povo.”, Barack Obama.